sábado, 26 de maio de 2012

Peça sobre O Racismo


Narradora
Delegada Michele
Advogado Justin
Faxineiro/Empresário Antônio
Empresárias Verônica, Stephanie
Faxineiro Eduardo

Narrador(a)
O que você verá a seguir será um pouco da realidade,  Racismo contra pessoas negras, que são metade da população, porém tratados como minoria.
Seres humanos excluídos da sociedade só por que pertence a uma classe social baixa e que lutam para o fim dessa doença moral.
Cena 1
Antônio: (Vê uma oferta de emprego)
Oferta de emprego hummmmmmmm quem sabe eu consigo essa vaga.
Narrador(a)
Dirigindo-se a empresa e vai a procura do responsável pela vaga.
Antônio: Bom dia
Eduardo: Bom dia, o que você deseja?
Antônio: Gostaria de falar com a gerente sobre uma oferta de emprego.
Eduardo: Dirija-se a sala dela é logo ali.
Narrador(a)
Antônio dirige-se a sala e inicia uma conversa com a gerente.
Verônica: Pois não?
Antônio: Eu vim pela oferta de emprego
Verônica: Me desculpe mas você é diferente é incapacitado para tal emprego.
Antônio: Eu preciso muito desse emprego me admita que eu faço qualquer coisa.
Narrador(a)
Stephanie sai de sua sala e vai ver o que está acontecendo.
Stephanie: O que está acontecendo Verônica?
Verônica: Esse indivíduo esta a procura de um emprego, já falei que não podemos contratá-lo mas ele continua insistindo.
Stephanie: Espere um pouquinho esse aí quer um trabalho aqui. Hahahahahahahahahahaha.
Verônica: Pensando bem precisamos de um faxineiro. Amanhã as 6:00 em ponto ouviu.
Antônio: Muito obrigado mesmo.
Cena 2
Narrador(a)
Antônio ficou extremamente feliz, porém não percebeu que seria alvo de críticas por ser pobre negro e ser agora um faxineiro. Um dia passa e ele segue para o novo emprego.
Ele chega e logo começa a limpar o chão as mesas e etc...
Fica observando a sala senta-se e começa a girar nela sentindo-se mais importante. Verônica e Stephanie chegam.
Verônica: O que significa isso? Aqui não é circo dos favelados! Direto para o trabalho neguinho.
Stephanie: Será que você não ouviu? Anda logo, é pra hoje.
Narrador(a)
Assim se sucede vários dias e Antônio sempre vivendo como se não existe e entre racistas.
Cena 3
Verônica: ÔOO faxineiro me dá um copo de água.
Antônio se atrapalha e deixa o copo cair.
Verônica: Seu urubu, seu favelado eu podia te demitir né seu fracassado.
Stephanie: Além de ser negro e pobre esse aí ainda é atrapalhado. Chega eu vou sair daqui antes que esse cheiro de macaco me contamine.
Antônio: (pensando) Eu não aguento mais isso, vou me demitir amanhã mesmo! Ninguém suportaria isso.



Narrador(a)
Cena 4
Passa-se outro dia e Antônio vai pedir demissão.
Antônio: Quero pedir demissão
Verônica: Posso saber porque em negrito.
Antônio: Vocês são racistas, eu posso até ser pobre mas não sou burro pra ficar suportar isso, e além do mais racismo é crime, e após sair daqui vou abrir um processo jurídico contra vocês.
Stephanie: Quer dizer então que o favelado resolveu entrar em ação.
Verônica: O que vem de você não nos atinge.
Narrador(a)
Antônio recebe o seu dinheiro e faz uma longa viagem até o sul de Minas, onde encontra um homem já avançado em idade, que lhe ajuda muito a crescer intelectualmente. Após 2 ou 3 anos Antônio já mais experiente sofre pela morte desse homem querido. Em seu testamento ele deixa tudo o que tem.
Enquanto isso naquela pequena empresa que Antônio trabalhou aquelas duas empresárias se atolava com tantas contas sem saber o que fazer.
Cena 5
Verônica: O que faremos olhe quanta contas para pagarmos.
Stephanie: A única solução vai ser vender essa empresa.
Narrador(a)
Elas anunciam em cartazes e na internet a venda da empresa delas. A vendem para outro empresário, mas não conhecem ele por ter mandado seu advogado efetuar  a compra e legaliza-la.
Anos antes Antônio havia feito uma queixa com o delegado antigo, mas ele também era racista. Por isso ao receber o dinheiro do testamento daquele senhor ele contratou um advogado.
Ao ver Antônio elas se espantam.
Verônica: O que você esta fazendo aqui, saia agora estamos muito ocupadas.
Justin: Licença, mas a senhorita não pode falar com meu cliente de tal maneira, pois ele é o novo dono dessa empresa.
Stephanie: O quê?
Justin: Exatamente o que você ouviu o contrato esta aqui vocês já podem sair desse estabelecimento, e serão punidas pelo racismo ao meu cliente e ao outro funcionário de vocês o Eduardo.
Narrador(a)
A polícia chega depois de vários minutos levam as empresárias sobe custódia e a levam a delegacia. Antônio e seu advogado vão junto para ver o que iriam fazer com elas. Ao chegarem a delegacia...
Michele: As senhoritas estão condenadas a serviços comunitários devido ao racismo proferido à aquele senhor ali.
Justin: Devido a racismo ser crime acho que a pena deveria ser mais dura.
Michele: Você tem razão elas serão presas, pegaram de 5 a 10 anos na cadeia.
Antônio: A justiça foi feita!!!
Narrador(a)
 Assim elas foram presas Antônio transformou Eduardo em seu sócio a empresa deles subiu de categoria, e eles tem vivido como merecem viver.
Este Trabalho foi criado por:
Athália, David, Erlan, Laís, Rafaela, Sabrina, Sávio

20 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que história bonita, bem estruturada... Amei! Vocês irão me ajudar muito no meu trabalho! Vaaaleu!

    ResponderExcluir
  3. O texto é muito forte porém bem próximo da realidade. Bom para trabalhar em sala de aula nas disciplinas cidadania, sociologia, artes, ou filosofia . Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Que história bonita,gostei muito assim com diz o ditado os humilhados sempre seram exaltados....

    ResponderExcluir
  6. GOSTEI MUITO, VOU ADAPTAR E USAR EM UMA APRESENTAÇÃO NA FACULDADE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA. OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  7. Amei a história!!Me ajudará muito no Show de Talentos para amanhã!Ainda bem que achei essa essa história lindíssima!Meu nome é Kayky,minha equipe do Show de Talentos será:Eu,Carol,Kamilly,Júlia,Luan,Davi.

    ResponderExcluir
  8. Oi gostei muito da história de vcs, eu e mais sete colegas temos q ensenar uma peça na escola posso usar essa de vcs?so vou ter q dar uma mudadinha porq somos todas meninas

    ResponderExcluir
  9. Q bela merda
    Meu nome é Renatão Pobrema

    ResponderExcluir
  10. Meu amigo tem emorroida oq eu faço para ajudar ele?

    ResponderExcluir
  11. Q cara demente, não face isso
    É ótimo a peça
    Só não tem um final
    Porém vc vem aqui me falar de irritação no ânus??
    Respeito cara

    ResponderExcluir
  12. Muito mais melhor do q uma q dizia ser excelente de boa

    ResponderExcluir